terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Qual é o maior Gigabyte (GB) ou Mega byte (MB)?



Essas unidade são sempre múltiplos de 1024: 
8 bits = 1 byte 
1024 bytes = 1 kilobyte 
1024 kilobytes = 1 megabyte 
1024 megabytes = 1 gigabyte 
1024 gigabytes = 1 terabyte e para aí.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

RECEITA DE CUPCAKE RECHEADO

INGREDIENTES
 MASSA:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de baunilha
1 colher (sopa) de fermento
RECHEIO E COBERTURA:
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres de (chá) de manteiga.
PASSO A PASSO
MASSA:
Na batedeira, bata os ovos, a manteiga e o açúcar.
Adicione a farinha de trigo, a baunilha e o leite. Bata bem.
Finalize acrescentando o fermento e misture com uma colher.
Coloque a massa até metade das forminhas para evitar que transbordem quando crescerem.
Leve ao forno baixo, pré-aquecido, por cerca de 25 minutos ou até que assem.
Leve o chocolate ao microondas em um recipiente apropriado. Tire na metade do tempo e mexa.
RECHEIO E COBERTURA
Leve ao fogo, em uma panela, o chocolate derretido, a manteiga e o leite condensado. Misture até atingir consistência de brigadeiro.
Adicione creme de leite, misture bem e mantenha no fogo para engrossar novamente.
Reserve e deixe esfriar.
MONTAGEM
Com o cupcake frio, faça um furo no centro adicione o recheio até cobrir o buraco.
Espalhe o creme sobre o cupcake, ou use o saco de confeiteiro, para fazer a cobertura.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Globo reedita e corta arquiteto que falou "Fora Temer" em reportagem

RECEITA CASEIRA SHAMPOO ANTICASPAS

Ingredientes:
  • 1/3 copo de azeite de oliva;
  • 2 gemas;
  • 1/2 copo de vinagre de maçã.
Como fazer:
Bater bem as gemas e misturar os outros ingredientes, aplicar nos cabelos secos por meia hora e enxaguar a seguir com bastante água. Pode-se aplicar essa máscara uma vez por semana. Os efeitos já são percebidos desde o início, assim como a hidratação ocasionada pelo azeite e as gemas.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

SIMPATIA PARA AFASTAR MARIDO DAS MÁS COMPANHIAS

Uma tesoura sem ferrugem;
Água benta;
Tira de papel branco liso sem nada escrito;
Lixo da sua casa;
Caneta de tinta negra;
Pano velho grande (de preferência pano de lavar chão muito usado);
Uma cebola.
Como fazer esta simpatia de afastamento de pessoas indesejáveis:
Abra a tesoura até esta ficar na posição do formato de uma cruz, depois trace 3 cruzes com a água benta nas lâminas da tesoura. Escreva com a caneta de tinta negra o nome completo de você, seu marido e as pessoas que estão a perturbar o seu casamento na tira de papel, depois corte a tira no espaço entre os vossos nomes e os nomes da pessoa ou pessoas a afastar de sua vida. Faça um furo na cebola com o bico da tesoura e coloque lá dentro a tira cortada com os nomes das pessoas a afastar. Agora deve varrer a sua casa dos fundos para frente, ou seja, de dentro para fora, colocando no lixo que você recolheu a cebola que contem o papel com o nome ou os nomes das pessoas a afastar. Coloque tudo dentro do pano velho e amarre o pano com pelo menos dois nós, deixe este lixo fora longe de sua casa e diga a seguinte prece: Sai de minha vida sua pessoa(s) ácida(s), sempre que vier a meu lar sua vontade vai murchar, se afaste ou sua vida se vai definhar, largue seu ácido de veneno em outro lugar, encontre outro lugar para se plantar. Depois de jogar o pano fora com o seu conteúdo dentro volte para casa, mas não use o mesmo caminho que usou anteriormente.
Nota:
Para fazer com que esta simpatia fique com mais poder, deve fazer uma oração a São Jorge de proteção quando voltar a casa. Depois de realizar essa simpatia, tenha fé e mantenha seu espírito positivo, esteja aberta para conversar com seu marido sobre o que causa a sua infelicidade no seu relacionamento amoroso e seja tolerante, mas saiba se impor e lutar pela felicidade e projetos de vocês os dois como casal dentro do vosso casamento.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

História de Donald John Trump

Donald John Trump, nasceu em 14 de junho de 1946, em Nova Iorque. De acordo com várias histórias, sempre foi uma criança criativa e revelou ter certa habilidade quando se tratava de dinheiro. Por sorte, cresceu em uma família com recursos, pois seu pai era rico, o que propiciou Trump a uma educação de qualidade.
“Aprenda a negociar, porque tudo o que você precisa depende disso” - Donald Trump
Será que foi essa frase que já o motivava em 1968? Após a universidade, mudou-se para Manhattan e conseguiu se inscrever em um clube de ricos, mesmo não tendo “muito” dinheiro. Apenas usou o poder da negociação. Obviamente, com essa possibilidade de criação de uma rede de contatos eficiente, Trump pôde gerenciar e desenvolver negócios com essas pessoas ricas, que tinham os exatos recursos que necessitava. Ler isso me faz enxergar, mais uma vez, que ter amigos influentes significa estar apto a demonstrar que você é tão capaz quanto eles. Dinheiro, apesar de aparentemente ser parâmetro de sucesso e características excelentes de influência e de formação de contatos, não é a única alternativa para a criação de bons contatos. O que Trump fez, e o fez meticulosamente bem, se tratava de um conceito debatido hoje, que se chama Engenharia Social. Mas não no sentido real da expressão, e sim no interesse em desenvolver bons contatos e construir, ou seja, conectar pessoas com interesses semelhantes, sem que você faça parte daquele grupo(ou ainda não faça).
“Invista em imóveis, é o melhor investimento possível” – Donald Trump
Nos Estados Unidos, Trump sempre foi conhecido por ser um investidor na área de imóveis. Mas você acha que ele construiu logo no inicio da carreira, o famoso hotel “Trump Tower”, localizado em Nova Iorque? Se sim, está enganado. O seu primeiro passo foi conseguir recursos para começar o investimento em um hotel velho, em 1975. A idéia central era reformá-lo e fazer com que a velharia se tornasse um hotel de luxo, e conseguiu. Nasceu o primeiro empreendimento de Trump. Só após o inicio dos anos 80 foi possível começar o projeto “Trump Tower”, além de vários investimentos em cassinos. O sucesso já era tão grande, que a mídia sempre se referia a Trump com alguém inabalável. E foi através dessa repercussão que Trump se sentia confortável em pensar que dinheiro já se tornara algo trivial em sua vida. O resultado desse ponto de vista obtuso foi a falência de seus empreendimentos no inicio dos anos 90, culminado por uma dívida que era aproximadamente de U$2 bilhões de dólares. Os seus credores tomaram os seus bens e sua esposa, infelizmente o abandonou. Seria um momento difícil?
“Ame o que você está fazendo. Se não, você nunca será bem sucedido. Se você ama seu trabalho, você trabalha com mais afinco, trabalhando mais duramente, será melhor nele.” - Donald Trump
Por amar o que fazia, desenvolvendo projetos de abrangência social, com muito trabalho e alguns anos após esse período tempestuoso, Trump voltou ao topo e se tornou novamente, um bilionário. E quando voltou, chegou em grande estilo,  pois até escreveu um livro sobre a derrocada e ascensão. 
Trump tem uma linha estilosa de investimentos, para ele, qualquer mercado, desde que seja analisado de maneira coerente, é válido. A exemplo disso, possui negócios em imóveis(inclusive no Brasil), agencia de modelos, concursos de beleza, campos de golf, pistas de gelo, etc. Uma série de leques de investimento, talvez uma iniciativa prudente pois centrar-se em apenas um ângulo de investimento pode ser perigoso.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

GRECA TEM RECEIO DE APARECER AO LADO DE BETO RICHA EM EVENTO.



Exatos sessentas segundos. Esse foi o tempo transcorrido entre a saída do governador Beto Richa (PSDB) e a chegada de Rafael Greca ao Clube Urca, no Ahú. No primeiro grande evento de campanha, o candidato do PMN evitou aparecer ao lado do tucano, que amarga 48% de avaliação ruim e péssima em seu governo entre os eleitores curitibanos. “Ele (Richa) esteve aqui?”, desconversou Greca ao ser indagado sobre o “desencontro”.
Na noite desta quinta-feira (25), a Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba (Femoclam) homenageava a primeira-dama do estado, Fernanda Richa, em comemoração aos 30 anos da entidade. Abordado pela reportagem na chegada ao evento a respeito da avaliação de sua gestão, o governador respondeu apenas um “não comento”. Na sequência, posou para fotos e ignorou a pergunta se os números podem respingar negativamente na campanha de Greca.





Após tecer críticas pesadas ao prefeito Gustavo Fruet (PDT) no palco do evento, Richa deixou o local às 20h30, segundo o mestre de cerimônias, por ainda ter agenda a cumprir no Palácio Iguaçu. Tão logo o carro do tucano deixou o clube, uma caminhonete que trazia Greca apontou em direção ao salão do evento. Na verdade, o candidato do PMN já aguardava dentro do estacionamento da Urca, somente à espera da saída do novo aliado.
“Nenhum, nenhum”, foi a resposta de Greca sobre se tem receio de ser filmado ou fotografado ao lado do governador nesta campanha. Já à pergunta de se houve coincidência entre o tucano ir embora e ele chegar ao local, o candidato se fez de desentendido: “Não sei. Ele (Richa) esteve aqui? Fui convidado pela Femoclan. Sabia que a dona Fernanda vinha, não sabia que o governador também vinha”.
“Nosso trabalho no campo popular é convergente. A Margarita [Sansone, esposa de Greca] fez um trabalho forte, e a Fernanda sucedeu-a com êxito. Por isso, nós temos o povo e a senhora Fruet não tem”, afirmou em referência a Marcia Fruet, esposa do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).
Em seguida, visivelmente incomodado com as perguntas, Greca se dirigiu ao assessor de imprensa dizendo: “Já falei pra Gazeta. Chega”.


domingo, 23 de outubro de 2016

PAISES DESENVOLVIDOS VOTO FACULTATIVO

Nos países mais desenvolvidos do mundo, nos mais modernos e nas democracias mais sólidas, o voto político é facultativo.
Entre os 10 países mais ricos do planeta, em todos, menos no Brasil, ir às urnas deixou de se obrigatório ou nunca foi.
Hoje o voto facultativo está vigente em 205 países do mundo e só em 24 deles (13 na América Latina) continua sendo obrigatório.
Seria preciso deduzir disso que esses países, começando pelo Brasil, não são nem modernos nem contam ainda com uma democracia consolidada? Talvez não, mas segundo vários analistas políticos, se fosse realizada a tão anunciada e nunca realizada reforma política, deveria começar por admitir o voto facultativo, já que uma das características de uma democracia real e não apenas virtual é a proteção dos maiores espaços de liberdade dos cidadãos.
É possível que um direito se converta em um dever? Que alguém possa ser castigado com sanções em uma democracia por não querer exercer um direito?

O direito do voto a todos os cidadãos foi uma das maiores conquistas das democracias liberais

O direito do voto a todos os cidadãos, homens ou mulheres, ilustrados ou analfabetos, foi uma das maiores conquistas das democracias liberais. Todos, sem distinção de sexo ou posição social, têm o direito de poder participar na vida política através do voto que permite eleger os representantes da vida pública.
Isso não significa, no entanto, que deva ser obrigatório nem que deva receber algum castigo quem deixar de usar este direito. Sobretudo porque não foi provado que o voto obrigatório melhore as democracias do mundo nem que aumente nelas a participação cidadã nas eleições.
A maior ou menor participação depende sobretudo do interesse ou desinteresse que os cidadãos demonstrem em cada eleição. Inclusive o voto chamado “antipolítica” (como, por exemplo, o nulo ou em branco), não significa um voto contra a democracia ou contra a legítima Constituição do país. Pode indicar, simplesmente, uma forma de descontentamento com o modo de governar dos políticos eleitos democraticamente, ou simplesmente a vontade de abrir espaço a novas formas de democracia mais modernas e mais adaptadas aos novos instrumentos de comunicação global que a tecnologia oferece hoje.
Manifestar-se contra a obrigatoriedade do voto tampouco significa que quem está contra esta obrigatoriedade vá deixar de votar, mas simplesmente que prefere, para benefício da democracia, que cada um seja livre de participar ou não.

Há quatro anos, o Data folha mostrou que 64% dos brasileiros achavam que o voto deveria ser  facultativo

Se o Brasil, sétima potência econômica do mundo, com uma democracia reconhecida por todos, onde existe a separação dos três poderes, continua entre os 24 países que ainda obrigam a votar, significa, no mínimo, uma clara anomalia democrática.
A última vez que a pesquisa Data folha, há quatro anos, publicou os índices de brasileiros que prefeririam que o voto fosse facultativo, ficou claro que a grande maioria (64%) achava que o voto não fosse obrigatório. E entre esses 64% figuravam sobretudo os mais instruídos e os jovens.
Não seria suficiente esse índice, que certamente hoje seria ainda maior, para que se incluísse na reforma política a liberdade de votar?
Como se fosse pouco, outra pesquisa indicou que 30% dos eleitores já tinha esquecido o nome do candidato votado 20 dias depois de ir às urnas. Será esse o fruto da obrigatoriedade do voto?
Como escreveu Nicolás Ocarazán: “O voto obrigatório é uma maneira desesperada de tentar que os apáticos votem. Mas se a política é incapaz de seduzi-los pela via das ideias, para que obrigá-los a participar em um sistema incapaz de ser representativo e participativo?”.
A resistência dos políticos brasileiros ao voto facultativo, ao contrário da grande maioria dos países do mundo, poderia levar a pensar que mais que da defesa de um direito trata-se de interesses inconfessáveis que pouco tem a ver com a defesa dos valores da verdadeira democracia.

fonte:El Pais

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Mais de 700 Escolas ocupadas no Paraná. Possibilidade de Impeachment para Beto Richa



O governador Beto Richa (PSDB) perdeu o controle da situação no Paraná. O quadro é de ingovernabilidade, pois subiu nesta terça-feira (18) para 700 o número de escolas ocupadas na rede pública do estado. A tendência é que o movimento atinja mil nas próximas horas.
Os estudantes se manifestam contrariamente à MP 746 (reforma do ensino médio) e à PEC 241 (que congela os investimentos na educação por longos 20 anos).
Além das ocupações dos estabelecimentos de ensino, duas unidades da Secretaria de Estado da Educação (SEED) — nos municípios de Pato Branco, no Sudoeste, e Maringá, no Noroeste — também foram ocupadas por indígenas, educadores e alunos.
O tucano ainda enfrenta greve na educação há dois dias e nos demais serviços públicos, tais como polícia civil, professores das universidades, dentre outros setores da administração pública estão organizando paralisações nos próximos dias.
O governo do PSDB quer revogar a lei da data-base, acordada ao fim da greve de 2015, que garante reposição da inflação deste ano em janeiro de 2017. Richa comporta-se de maneira intransigente em relação aos educadores.
Por fim, os estudantes e os servidores públicos em greve reivindicam a punição dos favorecidos pelo desvio de R$ 50 milhões da Educação, investigado pela Operação Quadro Negro, que financiaram a campanha de Richa e de deputados governistas — segundo o Ministério Público. Originalmente, o dinheiro seria destinado para a construção de novas escolas no estado.
Sem governabilidade, os servidores e os estudantes podem desencadear uma ampla campanha — plural e suprapartidária — para coletar um milhão de assinaturas pelo impeachment de Beto Richa.
O Paraná possui 2,1 mil escolas da rede pública no estado. São 1 milhão de estudantes regularmente matriculados e 60 mil educadores na ativa (professores e funcionários). Desses, 42 mil estão em greve por tempo indeterminado.
A tendência é que a semana seja fechada com 100% das escolas na greve ou ocupadas pelos estudantes.
http://www.esmaelmorais.com.br/2016/10/explode-para-700-as-escolas-ocupadas-no-parana-richa-perde-a-governabilidade/


segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Alunos ocupam Colégios no Paraná em protesto

Lista das escolas ocupadas nesta segunda-feira sobre a reforma do Ensino médio:
São José dos Pinhais
C.E. Elza Scherner Moro
C.E. Afonso Pena
C.E. Padre Arnaldo Jansen
C.E. Costa Viana
C.E. Silveira da Motta
C.E. Hebert de Souza
C.E. Chico Mendes
C.E. Juscelino K. de Oliveira
C.E. Pe. Antônio Vieira
C.E. São Cristóvão
C.E. Angelina Prado
C.E. Shirley
C.E. Guatupê
C.E. Lindaura Ribeiro
C.E. Estadual Ipê
C.E. Unidade Polo
C.E. Barro Preto
C.E. Zilda Arns
C.E. Tiradentes
Londrina
C.E. Albino Feijó Sanches
C.E. Maria Aguilera
C.E. Vani Ruiz
C.E. Polivalente
C.E. Willie Davids
C.E. Hugo Simas
C.E. Margarida Barros
Colégio de Aplicação da UEL
Instituto de Educação
Curitiba
Colégio Estadual do Paraná
C.E. Algacyr Maeder
C.E. Teobaldo Kletemberg
C.E. Teotônio Vilela
C.E. Ernani Vidal
C.E. Cruzeiro do Sul
C.E. Benedicto J. Cordeiro
C.E. Brasílio de Castro
C.E. Cecilia Meireles
C.E. Guido Arzua
C.E. Pilar Maturana
Fazenda Rio Grande
C.E. Cunha Pereira
C.E. Anita Cannet
C.E. Lucy Requião
C.E. Jorge Andriguetto
C.E. Abilio Lourenço
C.E. Décio Dossi
C.E. Olindamir Claudino
Pinhais
C.E. Arnaldo Busato
C.E. Tenente Sprenger
C.E. Daniel Rocha
C.E. Castelo Branco
C.E. Amyntas de Barros
C.E. Mathias Jacomel
C.E. Leocádia Ramos
C.E. Ottília Homero
Cascavel
C.E. Castelo Branco
C.E. Olinda Truffa
C.E. Wilson Joffre
C.E. Santos Dumont
C.E. Horácio Ribeiro
C.E. Jardim Clarito
C.E. Marcos Shuster
Ponta Grossa
C.E. Ana Divanir Borato
C.E. Polivalente
C.E. Regente Feijó
C.E. Epaminondas Ribas
C.E. Meneleu Torres
C.E. Pietro Martinez
Maringá
C.E. Brasílio Itibere
C.E. Tomaz Edison
C.E. Tânia Varella
Paranaguá
C.E. José Bonifácio
C.E. Alberto Gomes Veiga
Pato Branco
C.E. de Pato Branco
C.E. do Campo São Roque
Toledo
C.E. Novo Horizonte
C.E. Atílio Fontana
Colombo
C.E. Helena Kolody
C.E. Vinicius de Moraes
Matinhos
C.E. Sertãozinho
Campo Largo
C.E. Macedo Soares
Piraquara
C.E. Rosilda de Souza
Marechal Cândido Rondon
C.E. Frentino Sackser
Mandaguaçu
C.E. Parigot de Souza
Rio Branco do Sul
C.E. Maria da Luz Furquim
Guaratuba
C.E. Zilda Arns Neumann
Ibiporã
C.E. Brasilio de Lucca
UNIOESTE - Marechal Rondon
fonte g1 paraná

sábado, 8 de outubro de 2016

RECEITA DE FRANGO XADREZ

Ingredientes:
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 cebolas médias cortadas em cubos
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 500 g de filé de frango sem pele e cortado em cubos
  • sal a gosto
  • 1 pimentão verde cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho cortado em cubos
  • 1 pimentão amarelo cortado em cubos
  • 1 xícara (chá) de cogumelos em conserva cortados ao meio
  • 1/4 xícara de molho shoyu
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • Meia xícara  (chá) de água
  • 2 colheres (sopa ) de castanha ou amendoim  torrado, como preferir.
Modo de preparo:

Em uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe fritar.Retire e coloque em um prato. Na mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentões e os cogumelos por 5 minutos.Retire e despeje em outro prato. Ainda na mesma panela, coloque o frango e frite até dourar. Coloque todos os ingredientes novamente na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutos Em uma xícara, misture o molho shoyu, a maisena e a água Mexa bem e junte a mistura de frango Cozinhe, mexendo constantemente, até formar um molho espesso. Coloque em uma travessa, polvilhe castanha ou com amendoim e sirva quente

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Receita de Pavê de sonho de Valsa


  • Ingredientes
  • 2 pacotes de 200g de biscoito maisena passados no leite morno
  • 12 bombons sonho de valsa
1º creme:
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida da lata de leite de vaca (1 ou 2 medidas)
  • 3 gemas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
2º creme:
  • 1/2 litro de leite
  • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de açucar
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
Cobertura:
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 3 claras em neve
  • 6 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

    1º creme:
    1. Levar ao fogo e cozinhar até engrossar
    2º creme:
    1. Levar ao fogo até engrossar
    Cobertura:
    1. Bater as claras em neve e juntar o creme de leite
    Montagem:
    1. Montar em um pirex, alternar camadas dos cremes com biscoito e bombons picados
    2. Cobrir com o creme de leite batido com as claras
    3. Levar à geladeira por 4 horas

    sábado, 24 de setembro de 2016

    Aprenda a votar

    Já que votar é obrigatório aprenda a votar pelo menos. Se você quer eleger alguém vote em todos do mesmo partido.
     Quando você vota em vários candidatos eles se encontram no poder uns querendo derrubar os outros. E política infelizmente é um jogo de poder, onde o povo é quem perde.
     Vocês ao longa da vida já viveram situações de "panelinhas," esses grupos existem nas prisões, no trabalho, na faculdade, na igreja e imagine na política.
    A maioria dos políticos quando vão votar algum projeto  para o bem do povo esquecem do verdadeiro objetivo do projeto, porque existe uma briga interna para ver quem derruba quem.
     Se você tiverem dúvidas quanto ao voto vote nulo, pois não adianta ter o  poder do voto e não saber votar e depois ficar por aí reclamando outra vez.
    Eleição é sério, tem muitos gastos, mobiliza  o país é uma obrigação. Não é justo que depois de tanto tenhamos que assistir a certos teatros na televisão de pessoas querendo se promover e fazendo discursos infantis como aconteceu a pouco tempo.
    _" Em nome da minha mulher que vai ter bebê, da minha neta, do meu cachorro eu voto sim ou eu voto não" é brincadeira ter que aguentar esse tipo de coisa.

    quarta-feira, 14 de setembro de 2016

    As 50 empresas investigadas que podem ser Pirâmides


    Autor: Mikaella Campos |mikaella.campos@redegazeta.com.br


    Segundo o promotor Murilo Moraes e Miranda, presidente da Associação dos Ministérios Públicos do Consumidor (MPCON), boa parte desses negócios lembra o maior golpe registrado na história do país: Avestruz Master. A empresa goiânia, que abriu as portas em 1998, ruiu em 2005, deixando prejuízos de R$ 2 bilhões a 40 mil associados.

    Os bens bloqueados pelo Ministério Público de Goiás, em Termo de Ajustamento de Conduta, foi de apenas R$ 120 milhões, valor insuficiente para pagar todos os investidores. O grupo prometia, segundo Miranda, responsável pelo caso, rentabilidade de 16% ao ano.

    “Esse rendimento era inviável. Mas hoje as empresas chegam a oferecer rentabilidade média de 60%, algo que é inimaginável. Nada que promete um retorno com esse percentual é sustentável”, afirma.

    O promotor explica que os brasileiros precisam entender que essas empresas são golpes financeiros e que um dia vão quebrar.

    Segundo ele, a detecção da pirâmide é difícil de ocorrer em casos onde há mercadorias, como ocorreu com a Avestruz Master. “Quando você tem um animal como o avestruz é difícil de falar imediatamente que é uma pirâmide. Além do que não pode ser o Ministério Público o responsável em dizer ser uma empresa é pirâmide ou não. As pessoas precisam entender que é golpe”, acrescenta.

    Quando o Ministério Público começa a agir, as empresas culpam o governo e as autoridades pela falência. “Elas começam a cair de forma antecipada quando boatos colocam em xeque sua credibilidade. E culpam essas notícias e as autoridades por sua derrota. Chegam a dizer que se não fosse pelas investigações não teria quebrado”, diz.

    Semelhanças entre as pirâmides 

    Alta rentabilidade
    As empresas oferecem lucros bem maiores do que os praticados pelo mercado financeiro. Geralmente, o retorno ultrapassa 60% ao mês. No levamento de A GAZETA foi possível achar empresas que prometem até 1.000% de retorno em 30 dias.

    Como começam a quebrar
    As empresas começam a quebrar quando surgem boatos de que são pirâmides financeiras e que estão atrasando os pagamentos. Às vezes, a situação fica ainda mais complicada, provocando a ruína do negócio de imediato, quando um cheque de pagamento, por exemplo, é devolvido. O início das investigações feitas pela polícia e pelos Ministérios Públicos também contribuem para a queda das empresas.

    Serviços surreais
    As empresas oferecem serviços, muitas vezes, nada tradicionais. Boa parte na área de tecnologia, publicidade na internet e produtos que não têm tanto interesse no mercado. A Avestruz Master, por exemplo, comercializava uma ave que não tinha tanto interesse nacional. “Se você tem serviços gratuitos na internet, porque pagar por um sistema de telefonia na internet?”, questiona o promotor Murilo Moraes e Miranda, em relação as empresas que vendem esse produto.

    Ostentação
    As empresas dão prêmios caros, como carros de luxo, fazem publicidade de líderes usando helicópteros, com a intenção de atrair pessoas interessadas em ficar ricas de forma rápida. Essas empresas fazem publicidade também em grandes canais de TV e patrocinam até clubes de futebol ou grandes eventos culturais.

    Empresas legalizadas
    Geralmente, as pirâmides financeiras, para mascarar o golpe, são registras na Junta Comercial, têm CPNJ e até pagam impostos. Algumas, quando são criadas, são registradas em áreas totalmente diferentes. O objeto social é transformado no decorrer dos anos.

    Veja as empresas

    Empresas suspensas pela Justiça
    1 Priples: A empresa pernambucana da área de mídia digital oferecia lucro de 60% ao mês. O interessado precisava pagar adesão de R$ 100 a R$ 10 mil.

    2 Telexfree: A empresa de Vitória afirma vender VoIP, no entanto, é acusada de sobreviver das taxas de adesão que custam entre US$ 50 a US$ 1.375. A empresa promete vários tipos de ganhos, a maioria relacionados à publicação de anúncios na internet e ao recrutamento de integrantes.

    3 BBom: O grupo diz atuar com a venda de serviços de rastreamento veicular. Os associados pagam taxas de adesão a partir de R$ 600 e são recompensados pela formação de rede.

    4 Blackdever: A empresa mineira que comercializa cartões de crédito pré-pagos, cobrando taxas de adesão de R$ 600 a R$ 9.950.

    Empresas com inquérito aberto
    5 Multiclick Brasil: O grupo de Santa Catarina é investigada em diversos Estados por formação de pirâmide financeira, apesar de afirmar estar 100% livre de acusações. A empresa promete remunerar às pessoas que compartilharem anúncios no Facebook.

    6 Mister Colibri: A empresa que tinha sede em Fortaleza e se mudou para Brasília continua a ser investigada, segundo os Ministérios Públicos Federal e Estadual de Minas Gerais, apesar de afirmar estar 100% livre dos inquéritos. A empresa diz que seu negócio está em conformidade com a nota técnica do Ministério da Justiça. Segundo a companhia, o foco do negócio é a venda de produtos pela internet.

    7 Nnex: Tem inquérito aberto contra a empresa no Rio Grande do Norte. A empresa afirma ser o negócio do século XXI. Para entrar, o interessado deve pagar adesão a partir de R$ 695.


    8 Cidiz: É uma empresa de Recife que diz atuar com a venda de roupas femininas e masculinas. O kit de adesão custa entre R$ 1.513 e R$ 2.013. A Cidiz informa que adotou o sistema de vendas diretas por modelo multinível depois de fazer uma consultoria jurídica.

    Empresas que Procons emitiram alerta 
    9 Ciao Network: A empresa, que tem sede em Vitória, afirma atuar com telecomunicações. Segundo o site da companhia, a Ciao está ligada a uma empresa americana. A taxa de adesão é a partir de R$ 250. A empresa promete 9 formas de ganhos, sendo parte com a venda de chip 3G, aparelho de TV por assinatura via internet, aparelhos celular, tablets, entre outros produtos. O site diz que os ganhos podem alcançar a R$ 2 milhões. Segundo a empresa, a companhia tem experiência de mais de dez anos no mercado nacional e internacional, possui todas as licenças da Anatel e atua com vendas diretas. 

    10 Fide Network: A empresa diz oferecer descontos de 60% a 90% em produtos como eletrônicos, carros e remuneração vantajosa para quem se tornar um filiado e formar uma rede de revendedores. Em seu site, a empresa não fornece informações de como realmente funciona o negócio e cobra adesão de R$ 10 a R$ 600 e garante lucro de R$ 40 a R$ 25 mil por mês.

    Negócios de marketing multinível que prometem lucro alto
    11 Multilike: A empresa afirma atuar com mídia digital e cobra adesão de R$ 60. O lucro prometido é de até 1.000% por mês caso o associado faça muitos recrutamentos.

    12 WCM777: A empresa promete ganhos diários de US$ 32 dólares e afirma atuar com armazenagem de informações na nuvem. A adesão é R$ 800.

    13 GoBull: É a empresa mais falada dos últimos dias. Segundo as divulgações na internet, para aderir à rede, o interessado precisa pagar taxas de R$ 600 e assim ter direito de divulgar produtos. Em seu site, a empresa afirma que comercializa estoques de produtos a seus participantes, permitindo ganhos com a margem de venda e recompra das mercadorias.

    14 Akmos: Empresa de marketing multinível do setor de vestuário e perfumes que oferece lucro de até 67% a partir do pagamento de R$ 99. A empresa nega ser pirâmide financeira e diz atuar com vendas diretas.

    15 Emgoldex: A pessoa investe em barra de ouro, pagando taxas de adesão de 150 e 540 euros. A empresa afirma que o negócio tem risco zero devido à valorização constante do metal. O retorno pode chega a 100%.

    16 World GMN: Oferece até dez formas de ganho com adesão a partir de US$ 39. A empresa diz atuar com produtos de tecnologia e energia eólica.

    17 Ganhe Você Também:
     A adesão ao programa ocorre a partir do depósito de R$ 10 na conta de cinco pessoas. A empresa não tem produto e promete que o investidor vai receber “milhares de depósitos de R$ 10”.

    18 Winner Manager:
     O participante ganha milhares de reais apenas testando jogos e indicando pessoas. A adesão começa em R$ 750.

    19 ADS Gold: Adesão é de R$ 100 e oferece até 12 formas de ganho, com bônus de R$ 40 a R$ 200 por indicação de pessoas.

    20 First Class: Com adesão de R$ 580, promete lucro de R$ 180 por mês. Também incentiva o recrutamento de 20 pessoas para a rede.

    21 Money Over Work: A empresa diz atuar na área de investimento. A adesão é de R$ 300 e dá lucro de R$ 810. A empresa diz que é necessário apenas uma 1 indicação para ganhar.

    22 Recarbon: Cobra no mínimo R$ 90 para lucro de R$ 2.700, desde que a pessoa indique outros 5 participantes.

    23 Dumba: É um clube de compras em que o divulgador paga R$ 49,90 para aderir e recebe 50% por cada adesão que promover.

    24 Hinode: A empresa de cosméticos vende um kit de revendedor por R$ 180. A empresa oferece comissão pelas vendas e bonificação para quem cadastrar outros associados. A empresa afirma estar dentro das leis e atuar no mercado de vendas diretas há 25 anos com mais de 300 produtos em seu portfólio.


    25 Café Ferreira: Oferece remuneração para quem beber o café da marca. É preciso pagar R$ 50 para ter lucro de até R$ 380 mil a partir da construção de rede de associados.

    26 Maxtracard: Cobra adesão a partir de R$ 140 e diz oferecer remuneração de até R$ 1 mil por mês.

    27 MultFree Magazine & Technology: É uma revista de tecnologia que cobra a partir de R$ 300 por adesão e oferece lucro de até R$ 5,1 mil para seus divulgadores.

    28 Todos Ganham.net O site afirma não ser marketing multinível e sim atuar com ajuda mútua. O site promete que o participante vai receber milhares depósitos de R$ 5 desde que pague adesão de R$ 30.

    29 Clube Renda 10: Promete infinitos depósitos de R$ 10 na conta da pessoa que pagar R$ 10 de adesão.

    30 Sistema Ajudando Todos: Promete lucros para quem depositar R$ 10 na conta de quatro pessoas.

    31 Global MultiX Cobra: adesão a partir de R$ 50 e promete lucros de até R$ 5.550 ao mês. A empresa diz atuar com pacotes turísticos e leilões virtuais.

    32 Global Ajuda Mútua: Promete até R$ 13.500 de retorno financeiro para quem investir R$ 15.

    33 Grupo Ajuda Mútua: Promete rendimento diário ou semanal para quem depositar R$ 50.

    34 Sistema Ajuda Mútua: O site promete lucro de até R$ 30 mil para quem deseja pagar dívidas. O consumidor deve pagar R$ 30 de adesão.

    35 FR Promotora: A empresa cobra adesão de R$ 25 e oferece lucro de até R$ 9 mil. A empresa diz atuar com a venda de plano de saúde e seguros de vida.

    36 Jovem Investidor: Cobra adesão de R$ 249. O associado fatura de acordo com o número de indicados.

    37 Fila do Bem: O site não oferece produtos e cobra adesão de R$ 30 da pessoa interessada em lucrar.
     

    38 Open Criative: Os afiliados pagam adesões de R$ 50 a R$ 200 e lucram até R$ 8.808 por mês.

    39 Rede Remunerada: O interessado faria depósito de R$ 5 e teria renda de R$ 3.125 ao mês, desde que passe trazer mais gente para a rede.

    40 Lance Link: A empresa afirma atuar co com publicidade no Facebook. Associados pagam adesões de R$ 120 a R$ 1,8 mil para publicar de 5 a 20 links por semana na rede social. A comissão semanal varia de R$ 8 a R$ 120.

    41 Polishop com.vc: Cobra taxa de adesão a partir de R$ 620 da pessoa que deseja se tornar revendedora da marca. A empresa também garante bonificações por indicação e comissão de acordo com as vendas da rede formada pelo associado líder.


    42 Telnac: Oferece comissão de 50% para cada franquia que um associado vender. A empresa diz atuar no setor de VoIP e afirma oferecer remuneração de 30% a 50% para o afiliado que formar rede de franqueados de até 11 níveis.

    43 Ripple: Em seu site a empresa fala que sua plataforma social será lançada mundialmente neste mês e que vai oferecer ganhos com rede de afiliados.

    44 Belcorp: A empresa oferece descontos de até 60% sob mais de 500 produtos de três marcas de cosméticos e promete remuneração para quem formar rede de até cinco níveis.

    45 Evolução X: A empresa afirma atuar com a venda de um sistema para leitura dinâmica. É cobrada uma adesão de R$ 600 para a pessoa se tornar um empreendedor independente.

    46 Dreams and Gold: A empresa afirma ter parceria com vários hotéis do Brasil e oferece seis tipos de ganho aos associados. Entre as bonificações estão os ganhos com a indicação de outros associados.

    47 Nova Luz Brasil: Em seu site, a empresa informa que vai oferecer produtos (não identificados) com descontos de até 40%. A pessoa ganha comissão a partir das indicações. Se tiver uma rede de cinco níveis, o associado pode ganhar mais de R$ 100 mil por semana. A adesão custa a partir de R$ 700.

    48 Atlântida Network: Em seu site a empresa diz que o foco principal é a construção da rede. “Portanto devemos usar os produtos para girar capital no negócio. Para funcionar a perfeita engrenagem é necessário que cada um convide uma pessoa para o negócio e esta pessoa convide outra, que convida outra, e assim por diante, formando uma rede de negócios”, diz o texto. A empresa diz atuar com a venda de suplementos alimentares e produtos capilares e promete ganhos de até R$ 50 mil por mês.

    49 Email.net: A remuneração é feita a partir da leitura e-mails, indicação de amigos ou comerciantes. A empresa informa que o sistema é legal, pois o afiliado tem opções de cadastro gratuita. A empresa diz que possui serviço de publicidade via e-mail marketing, links patrocinados, e SMS marketing que garante a sobrevivência da empresa mesmo sem adesões.

    50 Luxor Perfumes: A empresa afirma vender perfumes e para isso atrai distribuidores independentes que podem formar redes de até cinco níveis. A companhia diz ser possível lucrar por mês mais de R$ 40 mil. O investimento é a partir de R$ 1